Outro dia estava dando aula sobre população e falando de xenofobia. Interessante perceber como os alunos participam da aula com aquele discurso de que os europeus são cruéis. Ai claro resolvi provocar (sem defender um ponto de vista): perguntei se fosse conosco, se de repende o Brasil fosse invadido por milhões de paraguaios e bolivianos em busca de empregos, e se no meio disso tudo alguns brasileiros acabassem sem emprego enquanto alguns estrangeiros continuassem a trabalhar em nossas terras?
Bom falar que somos contra a xenofobia é fácil quando os fatos que levam a ela não acontecem em nosso território. Será que não pratica-se no Brasil atos que podem ser considerados de pseudo-xenófobia? Então vejamos, outro dia lendo matéria publicada na folha de São Paulo cujo assunto tratava de um projeto da prefeitura de Campinas do Estado de São Paulo que mandava de volta para suas cidades os medingos que estavam em suas ruas. A ação, cujo nome é "tolerância zero" através de blitz feitas por agentes e policiais identificam os moradores de ruas e segundo a prefeitura, estes são cadastrados e devolvidos as suas cidades mediante a consetimento próprio. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mário de Oliveira Filho, a devolução pode ser inconstitucional e configurar crime de constrangimento ilegal, se ficar comprovado que o cidadão foi coagido a voltar a sua cidade, ou seja, ele pode até consentir mas como foi feito esse consentimento é a questão.
O Movimento Nacional da População em Situação de Rua criticou a medida e a classificou como uma tentativa de "higienização".
E eu aqui encerro, deixando ao leitores uma tarefa: a de refletir sobre o assunto e perguntar-se a si mesmo se nós mesmos não praticamos atos de xenofobia quando fazemos piadas contra nordestinos, gaúchos e amazonenses. Isso ainda mais grave pois estamos falando de cidadãos brasileiros.
Abçs
Rodrigo Brum
Bem vindos
Aqui procuro falar de forma simples a respeito de assuntos que de alguma forma tangem à Geografia. Sim, a Geografia que por muitos é considerada simples decoreba, chata e ainda sem sentido. Não quero provar nada, apenas demonstrar que a Geografia está presente em coisas simples e que no final torna-se de essencial importância entender um pouco sobre a organização da sociedade no espaço. O Espaço, um dos conceitos fundamentais da Geografia e é nele que você vive, se reproduz e assiste a vida passar, exatamente neste palco chamado Espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário