Bem vindos

Aqui procuro falar de forma simples a respeito de assuntos que de alguma forma tangem à Geografia. Sim, a Geografia que por muitos é considerada simples decoreba, chata e ainda sem sentido. Não quero provar nada, apenas demonstrar que a Geografia está presente em coisas simples e que no final torna-se de essencial importância entender um pouco sobre a organização da sociedade no espaço. O Espaço, um dos conceitos fundamentais da Geografia e é nele que você vive, se reproduz e assiste a vida passar, exatamente neste palco chamado Espaço.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Rio 50 Graus?!

Pois é assim mesmo que eu me sinto. O calor que tem feito nos ultimos dias no Rio de Janeiro tem deixado muita gente sem dormir. Uns porque os ventiliadores não dão vazão às altas temperaturas e outros porque sofrem pela falta de energia elétrica já que a demanda está superior a produção.







Segundo informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) o Rio é capital que apresenta maior temperatura até agora. O meteorologista Olivio Bahia, do Cptec informa que o calor mais forte é sentido principalmente nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. E é causado por um fenômeno comum durante o verão conhecido como alta da Bolívia.


A matéria publicada na folha on line informa que tal fenômeno, que recebe este nome porque seu núcleo fica sobre a Bolívia, é um sistema que pressiona o ar de cima para baixo. Aquecido pelo sol, o ar fica comprimido na superfície e o calor aumenta. Como o sistema não deixa o ar quente e úmido subir, também dificulta a formação de nuvens. Isso faz com que a temperatura se eleve ainda mais, já que a região fica exposta à radiação solar durante um período maior.


A esperança é de que nesta sexta as temperaturas diminuam, segundo as previsões do Clima Tempo a chegada de uma frente fria poderá amenizar esse calorão.


Enquanto isso, moradores sofrem com a falta de energia. Quem mora em comunidade então são os que mais sofrem com os constantes blecautes. A alegação da concessionária é de que tais moradores não pagam luz, comentem o famoso "gato". Na favela onde realizo minhas pesquisas presenciei recentemente uma "vaquinha" dos moradores de uma rua que pagaram (leia-se subornaram) um funcionário da concessionária para que este fizesse o reparo por fora. Isso depois de 3 dias sem energia. Mas conheço de lá, pessoas que pagam energia, possuem relógio e são cidadãos como quaisquer morador de outros bairros...por isso sou meio contrário ao senso comum que insiste em discordar, mas isso é outro caso.


A gente também não pode deixar de falar do problema do Metrô Rio, que vive com problemas de manutenção. Com esse calor entrar no metrô sem ar condicionado, na estãção seguuinte você já um bife mal passado, duas estações depois está do ponto, passando disso esquece porque queimou! A agência Nacioanal de Transporte deu um prazo de quinze dias para que a empresa solucione os problemas até porque o Ministério Público já se manifestou pedindo a suspensão temporária da Linha 1 do Metrô carioca.




Cabe sempre aquelas obervações: Nada de sol em horários inapropriados, use sempre protetor solar, bonés e chapéus são bem vindos.
Na organização do espaço, ou, no que um geógrafo da UERJ chama de "balé do lugar" vemos as alterações nas paisagens: camelôs vendendo artigos de verão de dia, a noite pedestres nas cadeiras de bar sobre as caçaldas a fim de amenizar a sensação térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário